Historiadora americana do mercado de trabalho da mulher ganha Nobel de Economia 2023
- Portal Memorial News

- 9 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Por Juca Queiroz - Memorial News
Via The Havard Gazette
Imagem: Arquivo/Harvard

Claudia Goldin, Professora Henry Lee de Economia na Universidade de Harvard, foi galardoada com o Prémio Nobel Memorial em Ciências Económicas pelo seu trabalho de identificação dos fatores determinantes das diferenças de género no mercado de trabalho, anunciou hoje a Real Academia Sueca de Ciências.
Goldin “recolheu mais de 200 anos de dados dos EUA, o que lhe permitiu demonstrar como e porquê as diferenças de género nos rendimentos e nas taxas de emprego mudaram ao longo do tempo”, lê-se no comunicado que acompanha o prémio.
Ela é a terceira mulher a receber o Nobel de Economia e a primeira a ganhá-lo sozinha. Os seus artigos mais influentes centraram-se na história da procura das mulheres pela carreira e pela família, a co-educação no ensino superior, o impacto da pílula anticoncepcional na carreira das mulheres e nas decisões de casamento, os apelidos das mulheres após o casamento como um indicador social, as razões pelas quais as mulheres são agora a maioria dos estudantes universitários e o novo ciclo de vida do emprego das mulheres.
Goldin se formou na Cornell University em 1967 e fez seu doutorado na Universidade de Chicago. Ela ingressou em Harvard em 1990 como a primeira mulher titular no Departamento de Economia da Universidade. Seu livro mais recente é “Carreira e família: a longa jornada das mulheres em direção à equidade”, publicado em 2021.
















Comentários