top of page

Aviso aos acionistas: "Energisa não tem interesse numa eventual aquisição da Amazonas Energia", diz Ricardo Botelho

  • Foto do escritor: Portal Memorial News
    Portal Memorial News
  • 18 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Por Juca Queiroz - Memorial News

Foto: Divulgação/Eletrobras

ree

A Energisa (BOV:ENGI11) não tem interesse na aquisição da Amazonas Energia, mesmo após o governo federal editar uma medida provisória que flexibiliza metas regulatórias para permitir a reestruturação da distribuidora, disse o presidente da companhia, Ricardo Botelho.


Segundo ele, o assunto está sendo encaminhado pelo governo, mas a área de concessão não interessa à companhia, que controla concessões de distribuidoras que foram federalizadas no passado e repassadas à iniciativa privada, como as do Acre e de Rondônia.


“Nós não estamos interessados neste ativo, não. São desafios relevantes aqui. Mas ficamos sempre atentos a oportunidades de distribuição, com um olho no risco-retorno”, disse, durante teleconferência de resultados.


A Amazonas Energia hoje é controlada pela Oliveira Energia, que não conseguiu atender a metas de qualidade e de sustentabilidade econômico-financeira. A empresa tem dívidas bilionárias com fornecimento de combustível e desde novembro do ano passado suspendeu pagamentos de contratos de compra e venda de energia com as geradoras.


Na semana passada, o governo editou a MP 1.232/2024, que permite que a Amazonas Energia repasse para encargos setoriais os custos de furto de energia e inadimplência que excedam os limites regulatórios estabelecidos pela Aneel.


A empresa poderá repassar tais custos para a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) por 15 anos, o que abre espaço para uma reestruturação financeira e de gestão.


Questionado sobre o interesse da companhia em participar do próximo leilão de transmissão de energia, em 16 de dezembro, o CEO da Energisa afirmou que o grupo está estudando os lotes, mas ponderou que o certame tem um volume pequeno de projetos. “Estamos analisando, sempre, onde tenha alguma vantagem competitiva”, acrescentou.



Comentários


2840829212460406419.png

Anuncie Conosco

16586903512993078937.jpg
banner-bemol-farma.avif
SELECAO-1280X720-6.webp
expediente plub.jpg
reuters-logo-white.png
idJkrtlFE9.png
ef18f89b27240567f8797ff0ea8b7974.jpeg
exp.jpg
bottom of page