Prefeitura de Manaus em parceria com o governo do Estado, abre programação do "Março Lilás"
- Portal Memorial News

- 4 de mar. de 2022
- 3 min de leitura

A novidade desse ano, é a parceria entre a Prefeitura de Manaus, através da Semsa, com o Governo do Amazonas, através do Fcecon. (Foto: Juca Queiroz/Memorial)
Por Juca Queiroz/Memorial News
A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta sexta-feira (4), a abertura da programação do "Março Lilás", que intensificará durante todo o mês de março, as ações de prevenção ao câncer do colo do útero nas unidades da Municipais de Saúde.
A programação ocorreu na Clínica da Família Desembargador Fábio do Couto Valle, localizada na avenida Hilário Gurjão, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. A novidade da campanha desse ano é a união entre o governo do Estado e a Prefeitura de Manaus.
A abertura do evento contou com as presenças da sercretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, do subsecretário da Semsa, Djalma Pinheiro, da Cordenadora Estadual de Oncologia do Fcecon, Marília muniz e de várias cordenadoras municipais das unidades de Saúde da Semsa.
A campanha "Março Lilás" é direcionada a mulheres de 25 a 64 anos de idade e inclui durante todo o mês de março programções como webconferências, lives, intensificação de exames e da oferta de vacinas contra o HPV, exames clínicos e rastreamentos de possíveis lesões orais de HPV, palestras, atividades em escolas, além de um "DIA D", no sábado (05), das 08h às 12h.
O subsecretário Municipal de Saúde, Djalma Pinheiro, abriu o evento falando da importância da campanha e enfatizando que o principal objetivo da secretaria é a prevenção, o acesso fácil e o acolhimento humanizado.
"Parabenizo e agradeço em nome da Semsa, todos os funcionários e profissionais que vão estar envolvidos nessa batalha, de intensificar as ações contra o câncer de colo do útero. O papel fundamental da Semsa é diagnosticar precocemente. A Semsa se comprometeu em dobrar a coleta de preventivos no ano de 2022. Estamos chegando em 240 mil exames coletados e para que isso aconteça, temos buscado sensibilzar todos os servidores envolvidos nesse processo. Dentre os indicadores, aquele que mais avançou em 2021 foi a Saúde Bucal em relação às mulheres gestantes. Em 2022, estamos trabalhando para destacar o exame citopatológico. Manaus não está tão bem quanto outros e nós precisamos avançar nesse indicador. Então, eu deixo esse pedido aos servidores envolvidos com essa causa, para que foquem, se dediquem e empenhem-se com relação a essas questões e às usuárias, deixo o recado: Procurem uma unidade de Saúde! A responsabilidade é de todos. Se não quiserem fazer a coleta do preventivo todo ano, que pelo menos procurem fazer de três em três anos", disse Djalma.
A secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, enfatizou a importância do exame preventivo e da importância da campanha de combate ao câncer do colo do útero.
"O preventivo, também conhecido como 'Papanicolaou', a gente já realiza todos os dias e em todas as unidades de Saúde da prefeitura, mas o mês de março já é marcado por essa intensificação, por essa promoção da Saúde em relação ao câncer de colo do útero. Os números divulgados hoje são 520 novos casos registrados, com certeza passa disso, a gente já não pode mais viver essa realidade. Nós precisamos tirar o região Norte desse patamar. Eu acredito em tudo que foi dito, vocês falaram muito bem, mas que todos nós aqui sejamos multiplicadores dessas informações. É preciso desmistificar a vacina de HPV, é preciso levar para as escolas, é preciso ter atendimento humanizado. Eu vou tocar em um assunto aqui que não foi falado, que é em relação aos homens trans, que são as mulheres que se enxergam como homens, que têm úteros, que têm ovários e que precisam ser acolhidos com respeito e serem corajosos e encorajados a fazerem os exames, que são para todas as mulheres, todas as pessoas que tenham os genes femininos. Além de ser preciso intensificar a vacinação do HPV, é preciso também levar mais informação às pessoas e executar o trabalho com mais dedicação, foco e excelência. Tendo em vista que, eu já faço parte da Semsa há 10 anos, e esse foi o primeiro ano que vi a parceria entre Prefeitura e Governo, juntos por essa causa. Fico muito emocionada", finalizou a secretária.
















Comentários