Prefeito de Envira, Ivon Rates vira alvo de investigação do TCE-AM por suspeita de nepotismo no gabinete
- Portal Memorial News

- 5 de jun.
- 1 min de leitura

Por Juca Queiroz - Redação
Jornalista - MTB 088/DRT-AM
Fotos: Reprodução
MANAUS/AM - Após ser alvo de questionamentos no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a gestão do prefeito de Envira, Ivon Rates, enfrenta agora uma nova investigação, desta vez pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A apuração foi oficializada e divulgada na edição do Diário Oficial do TCE-AM desta terça-feira (4).
O TCE-AM irá analisar uma representação vinculada ao processo nº 10980/2025, que aponta indícios de nepotismo no gabinete do chefe do Executivo municipal. De acordo com o documento, a denúncia foi protocolada pela Câmara Municipal de Envira, que acusa o prefeito de nomear um parente próximo para o cargo de secretário-chefe do gabinete, uma das funções de maior relevância na estrutura administrativa do município.

Segundo a representação, além do vínculo familiar, o nomeado não possuiria qualificação acadêmica ou experiência profissional compatíveis com o cargo. O documento acusa a gestão de estabelecer uma “oligarquia familiar” na administração pública de Envira, onde, conforme a denúncia, laços de parentesco estariam sendo utilizados como critério para ocupação de cargos e recebimento de salários.
“A nomeação de membros da família, analisada em conjunto com outros fatos, revela a consolidação de uma casta, onde o vínculo familiar assegura automaticamente remuneração e poder dentro da administração pública”, aponta trecho do documento apresentado ao TCE-AM.
Diante da denúncia, a Câmara de Envira solicitou que o Tribunal de Contas adote medidas urgentes para apurar os fatos, interromper a suposta prática de nepotismo e, caso confirmadas as irregularidades, anule a nomeação em questão.
















Comentários