'Operação Ágata': Polícia Militar e Exército apreendem 226 kg de drogas, em porto do município de Benjamin Constant-AM
- Portal Memorial News

- 28 de mai.
- 2 min de leitura

Por Juca Queiroz - Redação
Jornalista - MTB 088/DRT-AM
Foto: Divulgação/PMAM
Em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas na região da tríplice fronteira, militares do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS), com apoio da Polícia Militar do Amazonas, apreenderam 226 quilos de entorpecentes no município de Benjamin Constant (AM), nesta terça-feira (27), durante fiscalização no Porto da cidade. A operação ocorreu nas proximidades da Terra Indígena Vale do Javari, uma das áreas mais sensíveis da região amazônica.

A apreensão ocorreu por volta das 16h30, durante abordagem a uma embarcação regional que navegava pelo rio Javari. A inspeção contou com o suporte de um cão farejador, que ajudou na localização dos pacotes de drogas escondidos sob o assoalho do barco, exigindo a desmontagem parcial da estrutura da embarcação para acesso ao material ilícito.
De acordo com os militares, o carregamento estava dividido da seguinte forma:
101 kg de pasta base de cocaína;
98 kg de maconha;
16 kg de cocaína pronta para consumo.
O tripulante responsável pelo transporte foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Benjamin Constant, onde foi autuado e teve os materiais apreendidos recolhidos para análise pericial.
Operação Ágata 2025
A ação faz parte da Operação Ágata 2025 – Comando Conjunto APOENA –, sob a coordenação do 9º Distrito Naval, que intensifica a presença do Estado nas áreas de fronteira do Norte do país, com o objetivo de coibir crimes ambientais e transfronteiriços.

Sob comando do Ministério da Defesa, a operação conta com a participação das Forças Armadas e de órgãos de segurança pública, e tem se tornado referência em ações integradas na região amazônica. Além da repressão ao tráfico e à extração ilegal de recursos naturais, a Ágata também promove atendimento médico e assistência humanitária às comunidades indígenas e ribeirinhas.
Até o momento, mais de 45,9 mil atendimentos de saúde foram realizados e aproximadamente 120 mil medicamentos foram distribuídos em 67 comunidades da Amazônia. A área de atuação da operação abrange mais de 510 mil km², equivalente ao território da Espanha, reforçando o compromisso do Estado brasileiro com a proteção da floresta, o fortalecimento da soberania nacional e a garantia de direitos das populações tradicionais.
















Comentários