Ministro da Defesa prorroga permanência da Força Nacional no Amazonas por mais 90 dias
- Portal Memorial News

- 20 de jan.
- 1 min de leitura

Por Juca Queiroz - Redação Memorial
Foto: James Tavares/MJSP
O governo federal decidiu prorrogar por mais 90 dias a permanência de agentes da Força Nacional de Segurança no Amazonas. A medida visa continuar as ações de combate ao narcotráfico e aos crimes ambientais no estado, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (20).
A decisão, assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, prevê que os agentes sigam atuando em apoio à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) nos municípios de Barcelos e Coari, até 18 de abril. Essas localidades são pontos estratégicos usados por narcotraficantes para o transporte de drogas e outras atividades ilícitas.
Além disso, a região também é frequentada pelos chamados “piratas dos rios”, criminosos que costumam assaltar embarcações. O contingente a ser utilizado obedece ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Essa não é a primeira vez que a Força Nacional é enviada para o Amazonas. Em julho de 2024, o Ministério da Justiça já havia autorizado a manutenção do destacamento policial da Força Nacional nas bases fluviais Arpão 1 e 2, localizadas em Coari e Barcelos.¹ A Força Nacional atua em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM) e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) para combater crimes como narcotráfico, biopirataria e ambientais.
















Comentários