Lula e Omar protagonizam inauguração histórica do CCPI Amazônia em Manaus: Wilson Lima 'foge' para o interior
- Portal Memorial News

- 9 de set.
- 2 min de leitura

Por Juca Queiroz - Redação
Jornalista MTB 088/DRT-AM
Foto: Divulgação/Assessoria
Manaus/AM – Sem a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inaugurou nesta terça-feira (9), o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus. A cerimônia contou com a participação do prefeito da capital, David Almeida (Avante), e do senador Omar Aziz (PSD).
A ausência do governador foi atribuída a compromissos de agenda no interior do estado, segundo informações oficiais.
Entretanto, nos bastidores, a falta de alinhamento político tem sido interpretada como sinal de distanciamento entre Wilson Lima e setores ligados à esquerda. O governador tem se aproximado de lideranças do campo bolsonarista.
Afastado do governo do Amazonas há mais de uma década, o senador Omar Aziz acumula em seu currículo feitos bem avaliados pela população na área da segurança.
Reaproximações políticas em outro campo
Recentemente, Wilson Lima estreitou relações com o presidente do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento. Além disso, participou de ato na Avenida Paulista ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que o convidou para o evento. Apesar do distanciamento político e ideológico, o governo do Amazonas esteve representado na solenidade.
Assim como David Almeida e Omar Aziz, o vice-governador Tadeu de Souza (Avante), compareceu em nome do Executivo estadual, mas não integrou a lista de autoridades que discursaram durante a inauguração. David e Tadeu estiveram no aeroporto, onde recepcionaram Lula em sua chegada a Manaus.
Já no evento de lançamento do centro de cooperação policial, no espaço reservado, estavam ministros do governo federal e representantes dos países da Colômbia e do Equador.
Sobre o Centro de Cooperação Policial
O Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia foi criado para fortalecer a integração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal. A iniciativa busca intensificar ações conjuntas no combate a crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e pessoas.
A unidade promoverá a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas.
O CCPI tem investimento de R$ 36,7 milhões do Fundo Amazônia, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e gerido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A estrutura funciona como núcleo de inteligência e cooperação policial. Fortalece a presença do Estado e das forças engajadas na prevenção, repressão, inteligência policial e investigação de crimes na região amazônica.
















Comentários