top of page

Ericky Nakanome do Boi Caprichoso e a carnavalesca Maria Augusta palestram no Museu de Arte Moderna do RJ

  • Foto do escritor: Portal Memorial News
    Portal Memorial News
  • 24 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Da Redação - Memorial News

Via Assessoria - Boi Caprichoso

Fotos: Carlos Alexandre/Divulgação

ree

A riqueza da cultura brasileira é uma mistura fascinante de tradições, expressões artísticas e manifestações populares. Para abordar esse tema dentro do projeto “Coleção de memórias, manifestações culturais”, o Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro convidou Ericky Nakanome, presidente do Conselho de Arte do Boi Caprichoso.


Nakanome participou de uma roda de conversa com a carnavalesca Maria Augusta Rodrigues. O evento ocorreu na cinemateca do museu, onde os dois artistas uniram suas vozes para discutir a importância das manifestações culturais e como elas moldam a identidade do povo.


Ericky Nakanome destacou sua trajetória no Festival de Parintins desde a Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale e emocionou-se ao lembrar do período de sua formação como artista do Caprichoso. Ele revisitou a importância de preservar as tradições amazônicas, especialmente as contribuições do boi-bumbá Caprichoso para a cultura brasileira.


Também enfatizou a criação dos temas e o trabalho coletivo do Caprichoso na concepção do projeto de arena, elaborado pelo Conselho de Arte. Nakanome compartilhou sua visão sobre como o folclore e as raízes culturais são a essência da identidade amazônica, destacando o comprometimento do Caprichoso em manter viva essa herança.

ree

Maria Augusta Rodrigues trouxe uma perspectiva sobre como as manifestações culturais se entrelaçam com as memórias coletivas. Ela relatou que a maioria de seus projetos de Carnaval resultou de sonhos e criticou o fato de o Rio de Janeiro ainda não ter um museu dedicado ao Carnaval.


A conversa entre Ericky Nakanome e Maria Augusta Rodrigues foi mais do que um diálogo entre dois líderes culturais; foi uma jornada pela história, memória e paixão que moldam as expressões culturais no Brasil. "É uma alegria poder receber o convite do Museu de Arte Moderna do Rio e poder compartilhar e falar sobre cultura popular com a professora Maria Augusta, uma grande referência do Carnaval carioca, e trocar ideias, conversas e saberes sobre o boi de Parintins", destacou Nakanome.


Comentários


2840829212460406419.png

Anuncie Conosco

16586903512993078937.jpg
banner-bemol-farma.avif
SELECAO-1280X720-6.webp
expediente plub.jpg
reuters-logo-white.png
idJkrtlFE9.png
ef18f89b27240567f8797ff0ea8b7974.jpeg
exp.jpg
bottom of page