Emocionado, David Almeida reencontra vítimas de deslizamento no Jorge Teixeira e entrega doações
- Portal Memorial News

- 16 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Por Juca Queiroz/Memorial News
Fotos: JucaQueiroz - Memorial

O que seria um evento de entrega de materiais e equipamentos doados às famílias, vítimas de deslizamento de terras na comunidade Pingo D'água, no bairro Jorge Teixeira, ocorrido no último domingo (12), se tornou um evento marcado por sentimento de consternação e emoção, por parte do prefeito de Manaus, David Almeida.
Emocionado, o prefeito, que estava acompanhado de vários secretários, lembrou da tragédia que marcou a vida de várias famílias do local. Ao tomar a palavra, o gestor disse não saber nem por onde começar. David acompanhou o resgate das oito vítimas fatais e ficou durante toda a madrugada no local, dando apoio às famílias.

"Passei a noite toda dando apoio na força-tarefa, montada pelo Comitê de Crises da nossa gestão e passou um filme na minha cabeça. Lembrei de um tempo que eu era criança e a gente morava em uma área também de ocupação. Vocês sabem o que é aparar água da chuva com panela? Eu sei! a Dulce sabe...(fazendo menção à irmã e também secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, presente no evento). Você estar dormindo e pingar água na sua cama? Quis Deus que a gente chegasse onde chegou e pudesse ajudar vocês. Eu me via na vida de cada um de vocês, do Cristiano, do Edson, que perdeu a esposa e a filha na tragédia", falou David.
A TRAGÉDIA

Durante as fortes chuvas que atingiram Manaus no último domingo (12), um barranco localizado na rua Topázio, na comunidade Pingo D'água, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, vitimou oito pessoas, após um deslizamento de terras. A prefeitura de Manaus mobilizou todas as secretarias do município e, juntos, montaram uma força-tarefa para auxiliar no resgate das famílias vítimas da tragédia. O resultado foi a remoção de 20 famílias do local, na qual as pessoas foram cadastradas pela prefeitura e realocadas no Condomínio São José, também na zona Leste, sempre com o apoio da prefeitura.
CHEGOU DO TRABALHO E RECEBEU A NOTÍCIA
No evento, estava presente Edson de Souza Referino, 35 anos, morador da rua Topázio, que ao chegar do trabalho às 03h, viu a multidão e se deparou com os destroços. Desesperado, correu para saber notícias da esposa, Jucicleia Barbosa, 28 anos, e de sua filha Eloísa Souza, de 7 anos, que estavam na residência. Amparado pelos vizinhos, que sobreviveram à tragédia, Edson foi tomado por um sentimento de impotência e dúvidas de o porquê isso aconteceria com ele.

"Desci da rota e vi a aglomeração de pessoas na rua. pensei ter acontecido um acidente de trânsito. Quando me deparei com o vizinho do lado correndo para me abraçar, também caí em prantos, pois ele me contou que minha esposa e filha foram vítimas do desabamento. Agradeço do fundo do meu coração toda ajuda, tanto material como moral, que tenho recebido da prefeitura. Sem eles, não sei se suportaria", falou Edson, ainda emocionado.
David Almeida perguntou se Edson estava presente no local e o chamou à frente, para lhe dar uma palavra de conforto.
"O Edson saiu no domingo para trabalhar e no outro dia se deparou com a notícia da morte de sua família. Eu presenciei o resgate das duas, ainda abraçadas. Ontem, citei esse fato ao presidente Lula, com quem estive atrás de recursos, justamente para ajudar vocês. Ele garantiu que nos ajudaria e vamos construir residências, moradias, para tirar o povo de Manaus dessas encostas, para que essa história não se repita", enfatizou David.
A ENTREGA DE DOAÇÕES
Na quadra de esportes da Escola Municipal Helena Walcott, na avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, estavam as famílias, todas reunidas à espera da entrega dos kits. Lá, eles ficaram durante toda a segunda-feira, até serem realocados pela prefeitura para o local onde passaram a morar.
Os kits contêm jogos de toalha, jogos de cama, botijas de gás, liquidificadores, panelas de pressão, jogos de panela, fogões de 4 bocas, geladeiras e ventiladores de pé, e foram conseguidos por meio de parceiros da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Hoje, nós temos 85 kits com 10 itens, e essas pessoas estarão em um lugar digno, sendo atendidas, sendo vistas, sendo olhadas como seres humanos, como nossos irmãos. O povo manauara é muito solidário, e tem contribuído, todos nós estamos torcendo por vocês”, pontuou a titular da Semed, Dulce Almeida, durante discurso.
ACOLHIMENTO
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, na última quarta-feira, 15, ao processo de mudança das mais de 70 famílias que ficaram desalojadas no bairro Jorge Teixeira. O titular da Semasc, Eduardo Lucas, reforçou que outros moradores do entorno têm contribuído com as doações junto à pasta.

“Foram muitas doações, que vêm de igrejas, de empresários, da população em geral, tudo isso para assistir as famílias que foram atingidas por essa tragédia, e a prefeitura montou essa força-tarefa, com várias secretarias da prefeitura, do governo do Estado, prestando serviços e solidariedade a essas famílias. E além das doações, nós já transferimos as famílias para os prédios residenciais para que eles tenham um lugar mais digno para morar”, completou.
A mudança, assim como todo o atendimento socioassistencial e jurídico prestado ao longo dos últimos dias, fazem parte de uma ação conjunta das Secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Educação (Semed), de Infraestrutura (Seminf), de Limpeza Pública (Semulsp), de Saúde (Semsa), da Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Defesa Civil de Manaus, Fundo Manaus Solidária, além da agências da ONU (Acnur, Unicef, UNFPA e OIM) e as secretarias estaduais de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
















Comentários