Delphina Aziz: Wilson Lima anuncia realização de transplantes de rim e cloquear
- Portal Memorial News

- 16 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Da Redação/Com informações da Assessoria - SES/AM

Manaus/AM - Nesta quarta-feira (16), o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou que o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, localizado na zona norte de Manaus, começará a realizar cirurgias de transplante de rim, fígado e implante de coclear (dispositivo que proporciona sensação auditiva próxima ao fisiológico) em crianças com problemas auditivos.
O investimento nas cirurgias é de R$ 1 milhão. O governador disse que isso é um marco para a saúde do estado.
“Da mesma forma, a partir de 2024, o hospital também vai começar a fazer transplantes de fígado. Isso é um marco histórico”, disse Wilson.
Transplantes de rim já haviam sido realizados em parcerias com a rede privada de saúde, entretanto, esses contratos foram finalizados em 2018. Sendo assim, todo o procedimento será feito pela rede pública, a meta é realizar oito transplantes mensais.
O governador disse que os profissionais do Delphina foram treinados por especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) para implantar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
“Depois que passamos por momentos difíceis durante a pandemia, aos poucos o hospital abriu outros atendimentos como cirurgias e exames. Em visita a esta unidade hospitalar, o Ministro da Saúde o chamou de ‘hospital de ponta’, com capacidade para procedimentos de altíssima complexidade”, relatou Lima.
Além disso, Wilson Lima reforçou que o maior ganho será com a logística e o menor tempo de espera pela cirurgia.
“Quando se vai para um outro estado, esse paciente tem que passar de seis meses a um ano esperando o transplante. Geralmente, a família não tem parentes para dar suporte nem lugar para ficar. Além disso, tem o custo com transporte e alimentação”, disse.
Os transplantes serão realizados a partir de 2023.
















Comentários