David Almeida e Wilson Lima levam ministros Waldez Góes e Marina Silva à área de deslizamentos
- Portal Memorial News

- 26 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Por Tarcísio Layme/Memorial News
Fotos: Juca Queiroz/Memorial

Convidados pelo prefeito de Manaus, David Almeida e pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, visitaram na tarde deste domingo (26), áreas afetadas pelas fortes chuvas ocorridas no sábado, 25, e também no último dia 12 de março.
Um dos locais visitados foi o bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, onde um deslizamento de terra deixou oito mortos e desabrigados. Segundo o ministro Waldez Góes, na quarta-feira, um técnico do governo federal analisará a área afetada pelo deslizamento.

De acordo com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, não vai faltar apoio do Governo Federal às áreas afetadas da capital amazonense.
"A população de Manaus vai ter apoio integral. Será dado todo o apoio emergencial, mas também o de reconstrução das dezenas de casas que foram perdidas nas tragédias. Mesmo com o presidente Lula anunciando por meio do Minha Casa Minha Vida construção de milhares de casas no Amazonas, a Defesa Civil pode, e vai, começar a construir casas nas áreas mais afetadas", afirmou o ministro.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou a união nesse momento delicado. "A união entre os Governos federal, estadual e municipal é muito importante nesse momento. Esse trabalho conjunto é a sinalização de que precisamos criar uma dinâmica diferente. O fundamental foi feito, a identificação das áreas mais afetadas e a ajuda humanitária. Agora a parte técnica entra para que os problemas sejam resolvidos."
O prefeito da capital amazonense, David Almeida, desatou o todo o apoio que recebeu do Governo do Estado e do Governo Federal.
"A chuva desse último sábado castigou muito a cidade de Manaus. E é importante destacar a ajuda que tivemos. Inclusive já recebemos recursos do Governo Federal. Nós já estamos em 6 áreas que classificamos como altíssimo risco e com recursos da prefeitura já recuperamos 17 áreas. Vamos fazer de tudo para retirar as pessoas das áreas de risco"', afirmou David.

Em relação aos danos causados pela chuva no último sábado, 25, o Governo do Estado, afirmou que antecipará o reassentamento de moradores das comunidades da Comunidade da Sharp no bairro Armando Mendes, Zona Leste, e Manaus 2000, na Zona Sul. O anúncio ocorre após a água da chuva arrastar casas e derrubar paredes de residências.
Segundo o governo, as famílias cadastradas no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) também vão receber uma "bolsa moradia transitória". O pagamento do benefício, no valor de R$ 550, começa a ser feito nesta segunda-feira, 27.
De acordo com o Governador do Estado, Wilson Lima, as famílias afetadas já começaram a receber todo apoio necessário. "Além da ajuda necessária, as famílias afetadas começaram a receber colchões, alimentação e todo apoio para até que seja feita uma transição e a construção das novas moradias".
















Comentários